As
Narrativas nas Aulas de Matemática
As
narrativas nas aulas de matemática é um recurso para que se possa articular a
construção do conhecimento matemático por meios de fatos, os quais, já
ocorridos em determinadas épocas tiveram soluções, e transcendê-los para a
atual realidade, levando em conta os aspectos: sociais, econômicos e cognitivos
das turmas e sendo realista no que se diz respeito às possibilidades do
entendimento do aluno. O professor como educador não deve apenas transformar a
informação em um conhecimento vago, mas sim, em consciência crítica, em alunos
pensantes.
A leitura pode ser um meio de aproximação entre
essas duas culturas a científica (no caso da matemática: as ciências exatas) e
a literária, pois somos testemunhas que os alunos, quando as aulas se tornam
monótonas, aderem a leitura de livros, gibis, os quais se interessaram pelos
títulos e conteúdos, então devemos aproveitar esse interesse e descobrir formas
para conduzi-lo para os conteúdos da disciplina de matemática a qual geralmente
não é bem vista, nem interessante por
não se compreendida.
Trabalhando
com alunos nos anos iniciais da educação percebemos, o quanto é importante o
uso da narrativa em sala de aula. Eles já interagem bem com a história da
matemática e com o uso dos livros paradidáticos, acreditamos que a aula se
tornará mais atrativa e com isso bem mais participativa. Sendo que toda forma
de leitura será bem vinda para o desenvolvimento das análises dos
problemas e a conclusão das atividades propostas, dando continuidade nos anos
posteriores. Afinal, o uso da Narrativa é contextualizar o conteúdo para que
passe do abstrato para o significativo.
(
Fernanda/David)
Quando começamos a discutir a importância da Narrativa em matemática, percebemos que ela sempre esteve presente em nossa prática. Mas essa discussão nos mostra como é importante estarmos abertos a novas estratégias, nesse momento fica muito claro como é importante planejar e organizar através de registros nossa prática.
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