Plano de aula - Matemática


Disciplina Matemática 6° ano



Tema
Representação e operação com frações


Tempo de aula
100 minutos

Objetivo
- Desenvolver no aluno a  ideia de frações em situação contextualizada
- Ler as frações e efetuar a multiplicação de números naturais por frações
- Relacionar as frações com números decimais a partir das divisões das partes


Competências
(GI) Grupo I
Compreender a relação entre fração e números decimais e as medidas não inteiras utilizando frações.

(GII)Grupo II
Efetuar cálculos com frações e números decimais.


Habilidades
H04 – Representar medidas não inteiras utilizando frações (GI)
H05 – Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de frações (GII)
H06 – Representar quantidades não inteiras que utilizam notação decimal (GI)
H08 – Compreender a relação entre as representações fracionária e de decimal de um número (GI)


Metodologia

Introdução
A partir da exibição do vídeo contendo a história da divisão dos 35 camelos para aguçar a curiosidade dos alunos.

Desenvolvimento:
Após o término do vídeo, retomaremos a leitura contextualizada desse mesmo problema para trabalhar a ideia de fração. Faremos uma discussão acerca das quantidades de camelos da herança a serem distribuídos a partir da vontade expressa pelo pai para os três irmãos árabes, pois as quantidades não eram inteiras. Questionando os alunos de maneira significativa sobre como iriam fazer a divisão desses  camelos, dessa forma despertando o interesse do aluno.
Leitura de texto orientador sobre frações.
Atividades envolvendo cálculos de frações:
Multiplicações de números naturais por frações, divisões com resultados decimais.


Recursos necessários:
Sala de vídeo
Texto extraído do livro O Homem que Calculava de Malba Tahan
Texto extraído do livro didático
Caderno do aluno
Lista de exercícios
Giz e Lousa


Avaliação

Através da observação contínua coma participação e interação dos alunos, desde a apresentação do vídeo até o desenvolvimento final das aulas.
Resolução de problemas relacionados ao conteúdo.
Devolutiva dos conhecimentos adquiridos com a experiência, através de um relatório individual.


2 comentários:

  1. Muito bom! E fica uma dica para todos. Além dessa proposta de plano de aula para trabalhar frações, se contares com o recurso da internet em sua escola
    utilize também sites de jogos educativos, que são muito produtivos. Eu utilizo o " www.escolagames.com.br", e os alunos adoram...

    ResponderExcluir
  2. Esse blog está o máximo gente , parabéns pessoal pelo empenho e dedicação ,o plano está de acordo com a proposta.

    ResponderExcluir