Disciplina Matemática
6° ano
Tema
Representação e operação com frações
Tempo de aula
100 minutos
Objetivo
- Desenvolver no aluno a ideia de frações em situação contextualizada
- Ler as frações e efetuar
a multiplicação de números naturais por frações
- Relacionar as frações
com números decimais a partir das divisões das partes
Competências
(GI) Grupo I
Compreender a relação
entre fração e números decimais e as medidas não inteiras utilizando frações.
(GII)Grupo II
Efetuar cálculos com
frações e números decimais.
Habilidades
H04 – Representar medidas
não inteiras utilizando frações (GI)
H05 – Fazer cálculos que
envolvam adições e subtrações de frações (GII)
H06 – Representar
quantidades não inteiras que utilizam notação decimal (GI)
H08 – Compreender a
relação entre as representações fracionária e de decimal de um número (GI)
Metodologia
Introdução
A partir da exibição do vídeo
contendo a história da divisão dos 35 camelos para aguçar a curiosidade dos
alunos.
Desenvolvimento:
Após o término do vídeo, retomaremos a leitura
contextualizada desse mesmo problema para trabalhar a ideia de fração. Faremos uma
discussão acerca das quantidades de camelos da herança a serem distribuídos a
partir da vontade expressa pelo pai para os três irmãos árabes, pois as
quantidades não eram inteiras. Questionando os alunos de maneira significativa
sobre como iriam fazer a divisão desses camelos, dessa forma despertando
o interesse do aluno.
Leitura de texto orientador sobre frações.
Atividades envolvendo cálculos de frações:
Multiplicações de números naturais por frações, divisões com
resultados decimais.
Recursos necessários:
Sala de vídeo
Texto extraído do livro O Homem que Calculava de Malba Tahan
Texto extraído do livro didático
Caderno do aluno
Lista de exercícios
Giz e Lousa
Avaliação
Através da observação contínua coma participação e interação
dos alunos, desde a apresentação do vídeo até o desenvolvimento final das
aulas.
Resolução de problemas relacionados ao conteúdo.
Devolutiva dos conhecimentos adquiridos com a experiência,
através de um relatório individual.
Muito bom! E fica uma dica para todos. Além dessa proposta de plano de aula para trabalhar frações, se contares com o recurso da internet em sua escola
ResponderExcluirutilize também sites de jogos educativos, que são muito produtivos. Eu utilizo o " www.escolagames.com.br", e os alunos adoram...
Esse blog está o máximo gente , parabéns pessoal pelo empenho e dedicação ,o plano está de acordo com a proposta.
ResponderExcluir